quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Balanço de leituras de 2014

Aqui fica o balanço das minhas leituras de 2014.

Janeiro
1 - NÃO SOU UM SERIAL KILLER de Dan Wells
2 -  EM PARTE INCERTA de Gillian Flynn
3 - A MINHA VIDA HORIZONTAL de Chelsea Handler
4 - OBSESSÃO de Sandra Brown
5 - AS SERVIÇAIS de Peter Conradi
Fevereiro
6 - O TEU ROSTO SERÁ O ULITMO de João Ricardo Pedro
7 - ENTRE O AGORA E O NUNCA de J. A. Redmerski
8 - SEGREDOS PARA UM FINAL FELIZ de Lucy Dillon
9 - E SE FOSSE VERDADE de Mrac Levy
Março
10 - TRIPTICO de Karin Slaughter
11 - VIAGEM A CAPRI de Elisabeth Adler
Abril
12 - EM CHAMAS de Susanne Collins
13 - O SEGREDO DE SOFIA de Susanna Kearsley
14 - PRIMEIRA CAMPA A DIREITA de Darynda Jones
Maio
15 - O LAR DA SENHORA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES de Ransom Riggs
16 - A REVOLTA de Suzanne Collins
17 - DIREITOS DE SANGUE de Kristen Painter
Junho
18 - O JOGO DO ACASO de Penny Vincenzi
19 - TUA PARA SEMPRE de Luanne Rice e Joseph Monninger
Julho
20 - CORAÇÃO ENVENENADO de S. B. Hayes
21 - O LIVRO DE FEITIÇOS DE DELIVERANCE DANE de Katherine Howe
22 - COLISÃO de Jeff Abbott
23 - QUANDO O CUCO CHAMA de Robert Galbraith
24 - LEGEND de Marie Lu
Agosto
25 - SEMPRE QUE DIZEMOS ADEUS de Anna McPartlin
26 - SENHOR MONSTRO de Dan Wells
27 - AMORES SECRETOS de Kate Morton
28 - O DIÁRIO DA MADRASTA de Fay Weldon
29 - O PACTO de Jodi Picoult
Setembro
30 - AS FLORES DO TEMLO de Rani Manicka
31 - CINDER de Marissa Meyer
32 - ACHERON de Sherrilyn Kenyon
33 - SEGUNDA CAMPA A ESQUERDA de Darynda Jones
34 - DESTINOS INTERROMPIDOS de Lisa Price
35 - TÃO VELOZ COMO O DESEJO de Laura Esquivel
Outubro
36 - O MUNDO INVISIVEL de Katherine Webb
37 - INSURGENTE de Veronica Roth
38 - O QUARTO MÁGICO de Sarah Addison Allen
39 - O HIPNOSTISTA de Lars Kepler
Novembro
40 -  SACRIFICO DE SANGUE de Kristen Painter
41 - SCARLET de Marissa Meyer
42 - UMA MULHER DIFERENTE de Penny Vincenzi
43 - O GOSTO PROIBIDO DO GENGIBRE de Jamie Ford
Dezembro
44 - SANGUE MALIGNO de Kristen Painter
45 - CONVERGENTE de Veronica Roth
46 - LIVRO de José Luis Peixoto
47 - A REVELAÇÃO de Lissa Price
48 - A CULPA É DAS ESTRELAS de John Green
49 - A FILHA DO CAPITÃO de José Rodrigues dos Santos

Meses em que li mais livros: Setembro e Dezembro (6), o ano passado tinha sido em Outubro, 6 livros também.

Li menos que nos anos anteriores, em 2012 li 61 livros, em 2013 53, este ano apenas 49... enfim, foi o possivel, com 2 piolhos pequenos não posso ler muito mais. Alguns bons, outros que foram uma desilusão...

Que 2015 nos traga muitos e bons livros para ler

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A FILHA DO CAPITÃO de José Rodrigues dos Santos


SINOPSE

A Filha do Capitão é a história de uma grande paixão em tempo de guerra. Quem sabe se a vida do capitão Afonso Brandão teria sido totalmente diferente se, naquela noite fria e húmida de 1917, não se tivesse apaixonado por uma bela francesa de olhos verdes e palavras meigas. O oficial do exército português estava nas trincheiras da Flandres, em plena carnificina da I Guerra Mundial, quando viu o seu amor testado pela mais dura das provas. Em segredo, o Alto Comando alemão preparava um ataque decisivo, uma ofensiva tão devastadora que lhe permitiria vencer a guerra num só golpe, e tencionava quebrar a linha de defesa dos aliados num pequeno sector do vale do Lys. O sítio onde estavam os portugueses. Tendo como pano de fundo o cenário trágico da participação de Portugal na Grande Guerra, A Filha do Capitão traz-nos a comovente história de uma paixão impossível e, num ritmo vivo e empolgante, assinala o regresso do grande romance às letras portuguesas. O Capitão Afonso Brandão mudou a sua vida quase sem o saber, numa fria noite de boleto, ao prender o olhar numa bela francesa de olhos verdes e voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu ir pernoitar a um castelo perto de Armentières. Conheceu aí uma deslumbrante baronesa e entre eles nasceu uma atracção irresistível. Mas o seu amor iria enfrentar um duro teste. O Alto Comando alemão, reunido em segredo em Mons, decidiu que chegara a hora de lançar a grande ofensiva para derrotar os aliados e ganhar a guerra, e escolheu o vale do Lys como palco do ataque final. À sua espera, ignorando o terrível cataclismo prestes a desabar sobre si, estava o Corpo Expedicionário Português. Decorrendo durante a odisseia trágica da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, A Filha do Capitão conta-nos a inesquecível aventura de um punhado de soldados nas trincheiras da Flandres e traz-nos uma paixão impossível entre um oficial português e uma bonita francesa. Mais do que uma simples história de amor, esta é uma comovente narrativa sobre a amizade, mas também sobre a vida e sobre a morte, sobre Deus e a condição humana, a arte e a ciência, o acaso e o destino.

A MINHA OPINIÃO

Já li quase todos os livros deste autor mas ainda não tinha lido este, que penso ter sido o 1º publicado por ele. Um livro sem Tomás Noronha é sem duvida uma lufada de ar fresco e gostei bastante deste livro. Como habitualmente acho que se perde um pouco nas descrições das situações histórias mas provavelmente isso é deformação profissinal por ser jornalista. Recomendo a quem ainda não o leu.

A CULPA É DAS ESTRELAS de John Green



SINOPSE

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


A MINHA OPINIÃO

Perguntam-me muitas vezes como é que eu consigo ler livros e ver filmes de terror, com vampiros, lobisomens e afins. Para mim é fácil, são situações fantásticas, que não existem, que são fantasiadas. Os livros que me custam ler são livros como estes, com pessoas doentes, que sofrem, que morrem, que deixam saudade. Sinto muitas vezes a sua dor como minha, pois infelizmente já passei por situações menos boas e que deixam marcas que nunca passam.

Este foi o meu 2º livro deste autor e já percebi que ele gosta deste tipo de assuntos. O 1º livro que li dele `A procura de Alaska´ não mexeu comigo mas quis ler este pois quero ver o filme. Já sei que tenho de respirar fundo várias vezes antes de o ver e munir-me de uma bela caixa de lenços, mas vou ver, quero ver, para comparar com o livro.

Leiam apenas se tiverem um coração forte ou se gostarem de livros tristes, que mexem connosco.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A REVELAÇÃO de Lissa Price



SINPOSE:

Com o fim da Destinos Primordiais, Callie já não tem de alugar o seu corpo a sinistros Terminantes. Mas o neurochip que lhe implantaram no cérebro torna-a vulnerável a todos os que quiserem entrar dentro da sua cabeça e obrigá-la a fazer coisas contra a sua vontade. Os Iniciantes que contêm este chip tornam-se cobaias nas mãos dos mais poderosos Terminantes, e alguém anda a fazer explodir os dispositivos, transformando-os em bombas humanas. Determinada a vencer o medo e dar uma vida normal ao irmão, Callie decide ripostar. Encontrar o Velho e travá-lo talvez seja uma sentença de morte, mas ela está disposta a tudo para descobrir a verdade.


A MINHA OPINIÃO:

Confesso que estava à espera de mais deste livro. Gostei muito do primeiro e da ideia base de pessoas mais velhas (os Enders) "alugarem" os corpos dos mais novos (Starters) para fazerem coisas que já não podem fazer. Mas este 2º livro deixou um bocadinho a desejar, a história tinha pernas para andar, uma heroína forte que neste 2º livro parece um bocadinho uma barata tonta. E ficam muitas pontas soltas, apesar de me parecer bem claro que a história acaba aqui...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SE EU FOSSE de Richard Zimler






A MINHA OPINIÃO

Um livro muito engraçado para quem está a começar a dar os primeiros passos na leitura, como o meu filho mais novo de 6 anos. Uma oferta do seu 6º aniversário que ele apreciou bastante.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

LIVRO de José Luis Peixoto



SINOPSE:

Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura.


A MINHA OPINIÃO:

Foi a minha estreia nos livros deste autor e adorava poder dizer que tinha gostado desde livro, mas confesso que nem por isso... No meu do livro houve uma parte que achei interessante, com a chegada dos personagens principais a outro pais, a sua adaptação, o seguir da vida apesar das adversidades. Mas a escrita não me seduziu, mas ao fim e ao cabo, não podemos gostar todos das mesmas coisas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CONVERGENTE de Veronica Roth


SINOPSE:

A sociedade de fações em que Tris Prior acreditava está destruída – dilacerada por atos de violência e lutas de poder, e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mundo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. Talvez ela e Tobias possam encontrar, do outro lado da barreira, uma vida mais simples, livre de mentiras complicadas, lealdades confusas e memórias dolorosas. Mas a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido, e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama. Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor. Convergente encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores, revelando os segredos do universo Divergente.


A MINHA OPINIÃO:

A sério, acaba assim??????? Confesso que o final desta trilogia me apanhou completamente de surpresa, não estava mesmo à espera... Foi isso que salvou este livro, confesso que achei um bocadinho mais do mesmo e apesar de ter ficado infeliz com o final, foi totalmente inesperado. E mais não digo para não estragar a leitura a quem ainda não leu este livro.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SANGUE MALIGNO de Kristen Painter




SINOPSE:

Chrysabelle é uma comarré que ousou desafiar o destino. Agora tem de tomar uma decisão de vida ou morte… Uma série de violentos assassinatos está a semear o pânico em Paradise City. Os alvos são comarrés falsos. Chrysabelle, em casa a recuperar lentamente de graves ferimentos, recusa-se a ver Malkolm. Mas nada conseguirá travar o vampiro, decidido a ver se o amor da sua vida está bem, dê por onde der. Com a ameaça da fusão iminente entre o mundo dos mortais e dos imortais, não há tempo a perder. Malkolm e Chrysabelle partem para Nova Orleães, para recuperar o Anel do Sofrimento. Forçada a tomar uma decisão de vida ou morte, Chrysabelle vai-se aperceber de que a sua relação com Malkolm pode ter consequências fatais e que a força do amor que os une pode não ser suficiente. Intenso e arrebatador, Sangue Maligno é o terceiro volume da série Casa das Comarré, de Kristen Painter, e um best-seller internacional.



A MINHA OPINIÃO:

Mais uma vez gostei bastante deste livro, para mim o melhor dos 3 que já li da Saga "Casa das Comarré". Com todos os elementos que eu gosto, suspence, mistério, misturados com o sobrenatural, e um final que me deixa em pulgas para ler o próximo...

Mais um livro lido através do fantástico club BlogRing, obrigada Arttemiza pelo empréstimo.