sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AS SERVIÇAIS de Kathryn Stockett


SINOPSE:

Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo.


A MINHA OPINIÃO:

Adorei este livro! Uma história muito bem contada e comovente que se passa na América na década de 60, quando o racismo estava ao rubro, com uma grande movimentação social. As personagens cativam-nos pelo seu carisma e sentimos uma grande empatia com elas. Sem duvida que recomendo a leitura deste livro a quem ainda não o faz.

Mais um livro lido através do Club BlogRing, obrigada Vanessa pelo empréstimo  :)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MAIS LENGALENGAS de Luisa Ducla Soares


SINOPSE:

Este volume testemunha uma das mais importantes tendências da produção literária de Luísa Ducla Soares: a valorização do património literário tradicional. Desta vez, à semelhança do que encontramos em obras anteriores (por exemplo, em Lenga Lengas), a autora apresenta um conjunto considerável de lengalengas (cerca de quatro dezenas). Trata-se de textos, regra geral, rimados e com uma forma breve, que se baseiam em esquemas repetitivos (por exemplo, “Arre Burro”), no encadeamento (por exemplo, “Além vem o Zé Godinho”), em perguntas-respostas (por exemplo, “Quem passou neste carreiro?”) ou, ainda, por exemplo, na enumeração regressiva (por exemplo, “Tranglomanglo). Quase sempre sem sentido lógico, em muitos deles há também o recurso a processos cumulativos, ou seja, à introdução de um elemento novo que vem alongar uma determinada frase. Muitos destes textos são marcados pelo nonsense, decorrente, não raras vezes, de jogos antitéticos ou da associação de ideias desconexas. O humor que domina estas lengalengas, bem como as possibilidades de memorização captam com facilidade a atenção de qualquer leitor. (Sara Reis da Silva)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

OBSESSÃO de Sandra Brown


SINOPSE:

Um milagre da medicina proporciona à estrela de televisão Cat Delaney mais do que um novo coração. Com a sua segunda oportunidade de vida, Cat troca Hollywood por San Antonio, onde apresenta um programa de televisão em prol de crianças com necessidades especiais. É nesta cidade que conhece Alex Pierce, um antigo polícia que optou por escrever romances policiais - o primeiro homem a vê-la como uma mulher depois da sua cirurgia. Mas o novo mundo de Cat torna-se assustador quando «acidentes» fatais começam a ceifar a vida de outras pessoas que receberam transplantes do coração e alguém começa a seguir todos os seus movimentos. Cat não tarda a aperceber-se de que Alex talvez - ou talvez não - seja o seu aliado mais importante e que o seu novo coração lhe custa um preço terrível: uma teia de segredos e alguém determinado a acabar com a sua vida.Com o seu novo mundo a tornar-se cada vez mais assustador e um perseguidor misterioso a seguir cada um dos seus movimentos, Cat é apanhada num labirinto sombrio de traição e segredos... e talvez veja demasiado tarde a máscara que esconde o rosto de um assassino.


A MINHA OPINIÃO:

Mais um livro da Sandra Brown que nos deixa o tempo todo em suspense, sempre a querer saber o que vai acontecer a seguir. Confesso que de todos os intervenientes na trama, não tinha imaginado nada que seria este o culpado, algo que eu gosto bastante no livro. O que me irritou um pouco é que a protagonista é boazinha demais, bolas ninguém é assim, que irritante. Mas gostei do livro, o balanço final é muito positivo.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MÃO-CHEIA DE RIMAS PARA PRIMOS E PRIMAS de Jorge Jorge Letria




SINOPSE:

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura3º Ano de escolaridadeLeitura orientada na sala de aula - Grau de dificuldade I Depois de O Livro das Rimas Traquinas, aqui está outro livro cheio de versos e desenhos para dar um grande prazer a todos os meninos e meninas que já gostam de ler.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A MINHA VIDA HORIZONTAL de Chelsea Handler




SINOPSE:

Meet Chelsea Handler. Gorgeous, sharp, and anything but shy, Chelsea loves men... lots of them. In this raucous collection of true-life stories, she chronicles her romp through the bedrooms of a variety of suitors. My Horizontal Life is a fearless account of what can happen between a man and a sometimes very intoxicated, outgoing woman during one night of passion.


A MINHA OPINIÃO:

Um livro que nunca teria lido se não mo tivessem emprestado. Tem um tamanho simpático, que dá para transportar para todo o lado. Conta a história que confesso, não me prendeu minimamente, apesar de me ter feito sorrir em algumas passagem mas não sei se essa seria a intenção.... Quem gostar de livros soft's, soft's, pode ler este, mas só nesse caso, ok?

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O CAPITÃO CUECAS E O TERRIVEL REGRESSO DO PROFESSOR BORRACUECAS de Dav Pilkey



SINOPSE:

O ESPERADO REGRESSO DO SUPER-HERÓI QUE PÕE MESMO OS MIÚDOS A LER

O Cuecas está de volta e com um livro que vos vai deixar a saber como tudo começou! Vão assistir ao belo (iac!) início de amizade entre o Harold e o George que - imaginem! - se deu por causa de gasolina e decotes! E também ficarão a saber que mesmo na pré estes nossos heróis já montavam estratagemas nojentos para vencer os bullies. Estão a ver - é mesmo um livro a não perder! (Sim, tem Flip-O-Rama também. Mais alguma pergunta? Olhem, comprem o livro.)

A Batalha Contra o Bully Vai Começar!

Da última vez que vimos o George e o Harold, estavam a ser levados para a prisão, onde ficariam o resto das suas vidas. Poderia haver algo pior? Hum, e que tal ser arrancado da prisão por um tirano viajante do tempo chamado Professor Borracuecas?! Agora, os dois miúdos estão a fazer uma viagem ao passado, até aos dias despreocupados da pré-primária, quando a coisa mais terrível que tinham de enfrentar não era cientistas malucos malvados nem empregadas de cantina alienígenas, mas um rufia do sexto ano chamado Kipper Krupp, sobrinho do burro director da escola. E porque o George e o Harold não vão inventar o Capitão Cuecas até chegarem ao quarto ano, estes miúdos espertos da pré estão por sua própria conta. Os seus cérebros bastarão para conseguirem derrotar o bully?!!

COM FLIP-O-RAMA!

A mundialmente famosa técnica de animação que te põe a participar na acção!

COMENTÁRIOS:

Foi uma prenda de natal e já foi devorado, entre risota, gargalhadas e comentários. Tem uma particularidade, tem palavras que estão "mal escritas" de propósito para os miúdos as encontrarem :)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

EM PARTE INCERTA de Gillian Flynn



SINOPSE:

Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…

Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?



A MINHA OPINIÃO:

Ora aqui está um livro do qual gostei bastante, apesar de pelos comentários e sinopses que tinha lido, já ter uma ideia do que me esperava. A escritora consegue faze-nos dar uma volta de 180º a meio do livro, o que nos deixa completamente surpreendidos. Apenas o final me deixou um pouco desiludida, afinal "ganhou" quem eu achava que não devia, ou talvez sim... quem não leu ainda lei, para perceber do que estou a falar  :)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NÃO SOU UM SERIAL KILLER de Dan Wells



SINOPSE:

John Wayne Cleaver é um rapaz perigoso – muito perigoso. E passou a vida a tentar não cumprir o seu potencial.

É bem-comportado, calado, tímido e reservado, mas incapaz de sentir empatia e de compreender as pessoas que o rodeiam. Prefere conviver com os mortos; o seu trabalho (e passatempo favorito) é embalsamar cadáveres na casa mortuária que pertence à família. Além disso,
partilha o nome com um famoso serial killer e tem uma obsessão quase incontrolável por psicopatas e assassinos em série. Sob estas circunstâncias, parece que o seu destino está traçado.

Contudo, Cleaver tem consciência das suas invulgares características, e quer a todo o custo impedir-se a si mesmo de matar. Para tal, criou um conjunto de regras muito precisas: tenta cultivar apenas pensamentos positivos pelas pessoas que o rodeiam (até pelo bully do
liceu), evita criar laços ou interessar-se por elas (tem apenas um amigo da sua idade) e, sobretudo, tenta a todo o custo manter-se afastado do fogo (que gosta de atear), dos animais (que gosta de dissecar) e de locais e vítimas de crimes. As suas regras vão ser postas à prova quando é encontrado um corpo terrivelmente mutilado – e depois um segundo, e um terceiro.

Será que na sua pacata vila existe uma criatura ainda mais perigosa do que John Wayne Cleaver?



A MINHA OPINIÃO:

Bem, confesso que este livro não foi nada o que eu esperava dele, apesar de não saber bem se isso é bom ou mau... esperava um policial, pelo capa, pela sinopse... Afinal tem uma vertente sobrenatural que eu nunca teria adivinhado. E isso veio alterar tudo o que eu esperava deste livro. Achei a escrita engraçada e com algum sentido de humor. Achei o personagem novo demais para ter todos os conflitos interiores que tem. De qualquer forma foi uma leitura agradável e que quis levar rapidamente até ao final, que para grande pena minha, foi sem surpresas, acho que esperava, ansiava por um final mais emocionante, mais apelativo...

Mais um livro lido através do Club BlogRing, obrigada Ruteee