terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço de leituras de 2013

Este ano ficou marcado pelo falecimento da minha amiga e fã incondicional de livros, que repartia comigo a agradável tarefa de alimentar este blog...

A vida continua e a leitura também e por isso aqui vai a lista dos livros que li durante o ano de 2013:

Janeiro
1 - DEMÊNCIA de Célia Correia Loureiro
2 - A QUEDA DOS GIGANTES de Jen Follett
3 - ANOITECER de Karen Maria Moning
Fevereiro
4 - NO ANEXO de Sharon Dogar
5 - A MULHER DO VIAJANTE NO TEMPO de Audrey Niffenegger
6 - NA COMPANHIA DA CORTESÃO de Sarah Dunant
Março
7 - CORAÇÕES SEM DONO de Lucy Dillon
8 -  SONHOS PROIBIDOS de Lesley Pearse
9 - O VERÃO DOS SEGREDOS de Alison Lucy
10 - PEITO GRANDE, ACNAS LARGAS de Mo Yan
11 - O CONFIDENTE DE HILTER de Peter Conradi
Abril
12 - O CIRCO DOS SONHOS de Erin Morgenstern
13 - DE QUE SÃO FEITOS OS SONHOS de Melissa Senate
14 - ANTES DO FUTURO de Jay Asher e Carolyn Mackler
15 - PROMETO AMAR-TE... de Melissa Hill
16 - A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS de Markus Zusak
Maio
17 - VINGANÇA de Karen Marie Moning
18 - HÁ SEMPRE UM AMANHÃ de Anita Notado
19 - INCARCERON de Cathrine Fisher
20 - A DOÇURA DA CHUVA de Deborah Smith
Junho
21 - A MÃO DO DIABO de José Rodrigues dos Santos
22 - FILHA DA MAGIA de Barbara Bretton
23 - AS MENINAS DOS CHOCOLATES de Annie Murray
24 - CASAMENTO EM VENEZA de Elizabeth Adler
Julho
25 - JOGOS DA FOME de Suzanne Collins
26 - O REGRESSO de Victoria Hislop
27 - PENSA NUM NUMERO de John Verdon
28 - A MALDIÇÃO DO TIGRE de Colleen Houck
29 - A MULHER DE PRETO de Susan Hill
Agosto
30 - AMOR E ENGANOS de Julia Quinn
31 - CORAÇÕES SAGRADOS de Sarah Dunant
32 - A FILHA DO CONSPIRADOR de Philippa Gergory
33 - A ÁRVORE DOS SEGREDOS de Sarah Addison Allen
Setembro
34 - FAEFEVER de Karen Marie Moning
35 - O MAR DE MONSTROS de Rick Riordan
36 - AS HORAS DISTANTES de Kate Morton
37 - O TEMPO ENTRE NÓS de Tamara Irland Stone
Outubro
38 - MARIANA de Susanna Kearsley
39 - INFERNO de Dan Brown
40 - NUNCA É TARDE DEMAIS de Fern Michaels
41 - ANNA E O BEIJO FRANCÊS de Stephane Perkins
42 - A PRAIA DAS PÉTALAS DE ROSA de Dorothy Koomson
43 - ALGO MALIGNO VEM AI de Ray Bradbury
Novembro
44 - A RAINHA PREDILETA de  Carolly Erickson
45 - JESUS CRISTO BEBIA CERVEJA de Afonso Cruz
46 -  CAFFÉ AMORE de Nicky Pellegrino
47 -  APAIXONADA POR UM MILIONÁRIO de Ruth Cardello
48 - DREAMFEVER de Karen Marie Moning
49 - CREPUSCULO de Kathrine Mosby
Dezembro
50 - AMOR E CHOCOLATE de Dorothy Koomson
51 - A LIVRARIA de Penelope Fitzgerald
52 - OS DOZE de Justin Cronin
53 - NO SEU MUNDO de Jodi Picoult

Mês em que li mais livros: Outubro (6)

Li menos que o ano passado, em 2012 li 61 livros, este ano apenas 53... enfim, foi o possivel, alguns bons, outros que foram uma desilusão...

Que 2014 nos traga muitos e bons livros para ler










segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

NO SEU MUNDO de Jodi Picoult


SINOPSE:

Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo – consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.

Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger – não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas – são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?



A  MINHA OPINIÃO:

Os livros desta autora se pautam pelos temas polémicos em que ficamos a pensar de que lado nos vamos colocar. Este livro para mim foi um pouco diferente e o final não me surpreendeu. Gostei da história, da maneira como foi contada e achei o final um pouco abrupto e o tempo todo dei graças a Deus por ter 2 filhos saudáveis. Também acho que a sinopse e a capa nos enganam um pouco pois pensamos que a história é com crianças mas afinal é com adolescentes de 18 e 15 anos. E quem é assassinado não é um homem mas sim uma mulher, que é orientadora do menino e não tutora. Apesar destes pequenos "contras" gostei muito do livro e continuo a querer ler todos os livros desta autora.

Mais um livrinho lido através do Club BlogRing, obrigada Ne pelo empréstimo.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

OS DOZE de Justin Cronin




SINOPSE:

Os Doze é a sequela de A Passagem, um bestseller internacional que nos dá a conhecer um mundo transformado num pesadelo infernal por uma experiência governamental que não correu como previsto. No presente, à medida que o apocalipse provocado pela mão humana se vai intensificando, três personagens tentam sobreviver no meio do caos. Lila, uma médica e futura mãe; Kittridge, que se viu obrigado a fugir do seu baluarte com poucos recursos; e April, uma adolescente que se esforça por manter em segurança o irmão mais novo num cenário de morte e destruição. Mas, embora ainda não o saibam, nenhum dos três foi completamente abandonado...

A uma distância de 100 anos do futuro, Amy e os outros sobreviventes continuam a lutar pela salvação da humanidade... sem se aperceberem de que as regras foram alteradas. O inimigo evoluiu, e surgiu uma nova ordem negra com uma perspetiva do futuro infinitamente mais terrífica do que a da própria extinção humana.


A MINHA OPINIÃO:

Ok, pronto, este é mesmo o meu género de livro e tenho dito! Posso ler romances cor de rosa ou livros muito profundos ou se escritores galardoados com prémios nobel mas é deste livros que gosto. Este livro é a continuação do livro "A passagem" sendo que se pode ler sozinho mas não terá sem duvida o mesmo impacto. Gostei da forma como o autor voltou ao inicio da trama e introduziu novas personagens que acabam por interagir na perfeição com algumas que já conhecíamos. A trama é emocionante e tem algumas surpresas pelo meio, sendo que o final, na minha opinião, poderia ter sido melhor mas deixa uma porta entreaberta para um possivel continuação, que eu leria com agrado!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A LIVRARIA de Penelope Fitzgerald



SINOPSE:

"Inglaterra, 1959.Florence Green vive na pequena vila costeira de Hardborough, longe de tudo, e que se caracteriza precisamente por aquilo que não tem. Florence decide então, contra tudo e todos, abrir a primeira e única livraria da terra.
Florence compra um edifício abandonada há anos, gasto pela humidade e com o seu próprio fantasma. Como se não bastasse o mau estado da casa, ela terá de enfrentar as pessoas da vila que, de um modo cortês, mas inabalável, lhe demonstram a sua insatisfação com a existência da primeira livraria local. Só a sua ajudante, uma menina de dez anos, não deseja sabotar o seu negócio.
Quando alguém sugere que coloque à venda a primeira edição de Lolita de Nabokov, a vila sofre um «terramoto» subtil, mas devastador. E finalmente, Florence começa a suspeitar da verdade: uma terra sem uma livraria é, muito possivelmente, uma terra que não merece qualquer livraria.
Finalista do prestigiado Booker Prize, "A Livraria" é uma obra-prima acerca do mundo dos livros, dos sonhos e das vicissitudes da vida, sob a forma de uma história envolvente e original.
"



 A MINHA OPINIÃO:

Desde que era criança que o meu sonho era ter livraria. A minha mãe ia às compras e deixava-me na livraria do bairro, que era de uma senhora muito querida que me deixava mexer, cheirar e ler (com muito cuidado) os livros que lá havia. É uma memória de infância muito feliz. Por isso este livro faz-me pensar que era isto que gostaria de fazer um dia: ter uma livraria. E por isso este livro tinha tudo para me prendar. Mas não, a narrativa não me convenceu, apesar de a história ter sentido só que suponho que esperava mais deste livro, tão bem conceituado nos meios literários.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

AMOR E CHOCOLATE de Dorothy Koomson




SINOPSE:

Amber Salpone não queria sentir-se atraída pelo amigo Greg Walterson, mas não consegue evitar. E, de cada vez que a atracção se concretiza em algo mais, a aventura secreta fica mais perto de se tornar numa relação séria, o que, sendo ele um mulherengo e tendo ela fobia ao compromisso, constitui um grande problema.

Enquanto Amber luta para aceitar o que passou a sentir por Greg, apercebe-se também de que ela e Jen, a sua melhor amiga, estão cada vez mais afastadas. Pouco a pouco, à medida que as duras verdades das vidas de todos vão sendo reveladas, Amber tem de enfrentar o facto de o chocolate não curar tudo e, por vezes, fugir não é opção...


A MINHA OPINIÃO:

Gosto dos livros desta escritora. A maneira como escreve e conta as histórias prende-me do principio ao fim, mesmo que a história não seja nada de especial, como eu acho que é este caso. Não posso dizer que para mim este foi um dos livros favoritos desta autora. Adivinhei sem dificuldade o desenrolar da história e não tive nenhuma surpresa pelo meio, como eu aprecio. Mas a maneira como tudo é descrito deixou-me com vontade de o ler e avançar rapidamente na história. Venham mais destes então!

Lido através do Club BlogRing, obrigada Ne.