sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HISTÓRIAS DE UM PORTUGAL ASSOMBRADO

HISTÓRIAS DE UM PORTUGAL ASSOMBRADO






SINOPSE


Hoje o Palácio Beau Séjour é ocupado pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal, de Lisboa, mas noutros tempos foi a residência do Barão da Glória, que ainda hoje por lá anda a arrastar grossos volumes de livros e caixotes de documentos, para desespero dos funcionários, que, dias depois, voltam a encontrá-los no exato local onde haviam procurado. O Barão também é culpado, acusam, pelo tilintar da chávenas em cima das mesas e pelo soar das campainhas da Quinta de São Domingos de Benfica. No Castelo de Almourol ou no de Bragança, amores incompreendidos deixaram espetros a pairar nas suas torres e ameias. Na Serra de Sintra sobram razões para ter medo, entre casas assombradas e almas que deambulam pelas estradas. No Porto, há espetros a discutir a herança pela calada da noite e apartamentos que, afinal, contra todas as razões lógicas, não estão vazios como aparentam. Em Castro Marim, as mouras ainda andam à solta, e, em Penafiel, os sustos marcam o ritmo dos dias na Quinta da Juncosa, que há séculos foi palco de um crime hediondo. Em Langarinhos, Gouveia, há uma casa inacabada, obra que, por mais que tente, nenhum proprietário consegue finalizar.
Falar de fantasmas, casas assombradas e mistérios difíceis de explicar não é tarefa fácil. Há quem fique com pele de galinha, outros não deixam de esboçar um sorriso trocista. 


OPINIÃO

Não foi um livro que tivesse gostado muito de ler. Acho que estas histórias contadas oralmente devem ser interessantes e engraçadas mas escritas e contadas, todas umas a seguir às outras, e ainda por cima constantemente com interrupções bibliográficas tornam-se um pouco monótonas e sem graça.
no entanto achei engraçado alguns locais que conheço tão terem este historial.

Livro lido através do BlogRing e agradeço  à Gia a oportunidade

A RUÍNA

A RUÍNA






SINOPSE


Os primos Danny e Howie ficaram marcados por uma brincadeira adolescente com consequências que mudaram as suas vidas para sempre. Principalmente a da vítima, Howie.
Vinte anos mais tarde, Howie pede a ajuda de Danny para restaurar um castelo na Europa de Leste. Danny é hoje um desempregado, que vê aqui uma oportunidade para fugir ás dívidas. Howie é um excêntrico milionário, com o sonho de criar o mais invulgar retiro alguma vez imaginado.
Após a sua chegada, Danny percebe que talvez este refúgio perfeito, seja afinal o único lugar de onde se devia manter afastado. Num ambiente de extrema paranóia, a ruína torna-se no cenário perfeito para a vingança de Howie. Desta vez, uma brincadeira com resultados muito mais catastróficos.
Enquanto isso, um homem cujo nome desconhecemos encontra-se numa prisão de alta segurança por um crime misterioso. Na sua cela, ele escreve uma inesquecível história: a de dois primos que se reencontram vinte anos mais tarde para restaurar um castelo em ruínas na Europa de Leste.
A Ruína é um romance genial, onde personagens e sucessivos narradores se misturam e envolvem o leitor num espiral surpreendente. A autora conjura uma trama de onde a fuga é impossivel e joga com o leitor na percepção do que é real e do que é ficção.


OPINIÃO

N gostei nada deste livro! Estive sempre à espera que houvesse uma reviravolta que desse algum sentido à história, mas não foi coerente na loucura até ao fim... Ao menos podia ser uma loucura engraçada, mas nem isso..... A única coisa de que gostei foi da escrita.

Livro lido através do BolgRing e apesar de não ter sido um livro do meu agrado agradeço a oportunidade de o ter lido à Filipa Moreno


 

À PROCURA DE ALASCA

À PROCURA DE ALASCA







SINOPSE

Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos - esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa."
Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada… e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional.
Nunca mais nada será o mesmo.


OPINIÃO

Gostei! Talvez estivesse à espera de melhor mas mesmo assim gostei. Achei piada à descrição da vida estudantil, à maneira de pensar dos jovens e aos relacionamentos entre eles. A escrita é fluida e os persona gens são bem caracterizados com as suas dificuldades, sensibilidades, carências, etc. Gostei bastante do final.
Mais um livro lido através do BlogRing que desde já agradeço à Tinker.

CRÓNICA DE PAIXÕES E CAPRICHOS de Julia Quinn


SINOPSE:

As mães casamenteiras da alta sociedade londrina estão ao rubro: Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) duque de Hastings, está de volta a Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo… 
Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos. Juntos, os jovens decidem fingir um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada. Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal…

 A MINHA OPINIÃO:

Gostei muito deste livrinho, uma história simpática e terna, passadas em 1800 e pouco, com umas personagens simpáticas e com as quais nos identificamos plenamente, ficando a torcer o tempo todo para que tenham um final feliz (apesar de sabermos que neste tipo de livros isso acontece em 99% dos casos...). Fiquei com vontade de ler já a seguir o próximo livro desta saga, cujo protagonista será o irmão da estrela deste livro. Recomendo a todas as sonhadoras que gostam de ler  :)

PRÓXIMO A LER:


terça-feira, 25 de setembro de 2012

SHIVER de Maggie Stiefvater





SINOPSE:


"Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.



Traduzido em mais de 30 países e já um bestseller internacional, Shiver- Um Amor Impossível foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 por algumas publicações literárias como a revista Publishers Weekly. Maggie Stiefvater é uma jovem autora de 27 anos que nos relata a história de um amor impossível entre uma rapariga de 16 anos e um rapaz misterioso que se transforma em lobo quando o Inverno chega. E é desta luta por tentar permanecer humano que nascerá uma bela - e impossível - história de amor."


MINHA OPINIÃO:


Nunca tinha lido nada até agora em que os principais personagens fossem lobisomens e quando li na sinopse deste livro achei que estava na altura de o fazer. E foi uma leitura morna que fiz... Mais um romance de adolescentes mas pouco entusiasmante, onde apenas as ultimas paginas me deixaram alguma curiosidade em ler o livro seguinte.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O ÚLTIMO SEGREDO de José Rodrigues dos Santos


SINOPSE:

Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus. A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver.

A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajuda-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia.

Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento. A verdadeira identidade de Cristo.

Baseando-se em informações históricas genuínas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra excepcional como o grande mestre do mistério. Mais do que um notável romance, O Último Segredo desvenda-nos a chave do mais desconcertante enigma das Escrituras. 


A MINHA OPINIÃO:

Gosto da escrita deste autor. Já lá vários livros dele e os que ainda não li já estão na prateleira ou na calha para ler. Apenas tenho a dizer que por vezes me cansa quando se perde em pormenores muito extensos e chamemos-lhe "técnicos" relacionados com o enredo da história. No caso desde livro em concreto consigo compreender a celeuma que houve torno dele pois põe em causa quase todos os princípios da fé cristã. Mas tal como o Código Davinci (em que para mim o que tem em comum é o tema) é um livro que tem de ser lido numa preservativa de romance e sabermos que tudo o que ali está escrito saiu da imaginação do escritor. Claro que se baseia em alguns factos reais, que são do conhecimento dos mais informados, mas compreendo que possa te agitado algumas consciências menos seguras.

Mais um livrinho lidos através do Club BlogRing, desde vez emprestado pela Filipa Monteiro (obrigada!!!) ao qual dou 4 estrelas.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A CHUVA ANTES DE CAIR

A CHUVA ANTES DE CAIR







SINOPSE

Um dia, Rosamond fez um pacto de sangue com a sua prima Beatrix. Eram ambas crianças e, ainda que por motivos diferentes, solitárias e carentes. Rosamond nunca poderia imaginar até que ponto aquele momento seria decisivo para a sua vida. Sedenta de atenção, Beatrix vai protagonizar uma tragédia cujos efeitos nunca poderia prever, arrastando consigo a prima, cujo destino está fatalmente ligado ao seu. Mais de meio século depois, Rosamond morre, sozinha, no isolamento da sua casa no campo. Para trás deixa um enigmático conjunto de cassetes, alguns álbuns de fotografias e o inesperado nome de uma pessoa que ninguém vê há mais de vinte anos



OPINIÃO

Adorei! Para além de ter gostado da história(que é contada duma forma bastante original), dos personagens, do ambiente e de tudo o resto o que me enche as medidas é a escrita. A sensação que eu tenho é que este escritor não precisa duma boa história para eu adorar.... Recomendo vivamente. Tenho que reler a casa do sono que já li há muito muito tempo.....




A HERANÇA

A HERANÇA




SINOPSE

Após a morte da avó, as irmãs Erica e Beth Calcott regressam a Storton Manor, a imponente mansão da família. Rodeada pela atmosfera mágica das férias de Verão da sua infância, Erica relembra o passado, particularmente o primo Henry, cujo desaparecimento daquela mesma casa dilacerou a família e marcou Beth terrivelmente. A jovem decide agora descobrir o que aconteceu a Henry, para que o passado possa ser enterrado e a irmã consiga finalmente encontrar alguma paz. Mas, quando começa a investigar, um segredo familiar ameaça sair da sombra: uma história que remonta à América na viragem do século XIX, protagonizada por uma bela herdeira das classes altas e uma terra selvagem e assombrosa. À medida que o passado e o presente convergem, Erica e Beth têm de enfrentar duas terríveis traições e uma dolorosa herança.


OPINIÃO

Gostei bastante deste livro. Tinha ouvido críticas boas e más e estava com bastante curiosidade. Achei a história interessante e gostei da maneira como foi contada, mas o que gostei mais foi da caracterização dos personagens. A autora consegue descrever-nos os personagens duma forma quase completa (a nível afectivo, comportamental, psicológico, etc). É uma autora que vou seguir.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

LIVROS LIDOS NAS FÉRIAS

LIVROS LIDOS NAS FÉRIAS

O VIAJANTE ASSASSINO





OPINIÃO

É um bom policial com um ritmo alucinante mas que é quebrado algumas vezes. Gostei da escrita, da caracterização dos personagens e das suas emoções. Também gostei da história e recomendo para quem goste deste tipo de livros.
Lido através do BlogRing por empréstimo da Denise a quem agradeço a oportunidade que nos deu.



ALMA REBELDE





OPINIÃO

Gostei deste livro. Com uma escrita agradável conta-nos uma história em que caracteriza os costumes da época e a vida duma rapariga que, embora revoltada por não ter tido escolha, descobre que o noivo para si escolhido é muito pouco convencional quebrando demasiadas das regras estabelecidas. Assistimos então ao
crescimento do seu envolvimento a todos os níveis descrito duma forma bastante interessante e com ritmo. Gostei tb do final.
Lido através do BlogRing por empréstimo da tinker a quem agradeço muito......:)


O GOSTO PROIBIDO DO GENGIBRE




OPINIÃO

Gostei imenso deste livro. Um livro que me encheu as medidas pela sua escrita, pela história, pelos seus personagens e, principalmente, pela sua sensibilidade. Recomendo vivamente a toda a gente...



AS MENINAS DOS CHOCOLATES






OPINIÃO

Este livro foi uma agradável surpresa. Pensava que era um daqueles livros levezinhos mas revelou-se diferente. Gostei do relato da vida destas três mulheres durante a guerra, das suas diferentes posturas perante a vida, diferentes sensibilidades e maneiras de ser mas onde há uma coisa que resiste a tudo "A AMIZADE"

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

OS DESCENDENTES de Kaui Hart Hemmings






SINOPSE:

Matthew King é advogado e um dos homens mais ricos do Havai, mas a sua vida muda por completo, quando a mulher fica em coma depois de um acidente. Esta situação acarreta novas e difíceis responsabilidades para King, entre as quais aprender a lidar com duas filhas nada fáceis. Entretanto, Matthew é surpreendido por uma revelação chocante... Kaui Hart Hemmings, a autora, ambienta este livro sobre relações familiares pouco convencionais no exotismo expressionista do cenário e tira partido da contradição entre o drama familiar e um omnipresente sentido de humor.


A MINHA OPINIÃO:

Bem não foi um livro que adorei ler mas achei simpático. Fiquei com curiosidade de ver como foi feita a adaptação ao cinema pois este livro pede mesmo isso pois quase parece um guião...  Fez-me pensar que ninguém é insubstituível mas que algumas pessoas fazem muito falta, algo que eu já sabia obviamente, pois a vida se encarregou de me ensinar essa lição muito cedo...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A RUINA de Jennifer Egan


SINOPSE:

"Danny era um jovem popular e promissor. Howie era obeso, solitário e objecto de chacota. Os dois primos ficaram marcados na adolescência por uma brincadeira com consequências trágicas que mudou as suas vidas para sempre. Principalmente a da vítima, Howie. Vinte anos mais tarde, Howie pede ajuda a Danny para restaurar um castelo na Europa de Leste. Aparentemente os papéis inverteram--se: o popular Danny é agora um desempregado a fugir de cobradores a quem nunca devia ter pedido dinheiro. E Howie é um excêntrico milionário da alta finança que sonha criar o mais invulgar retiro alguma vez imaginado. O castelo, agora em ruínas, é um lugar afundado numa herança de sangue e orgulho, invocando todos os elementos do gótico: um lago, catacumbas secretas, uma velha baronesa e uma torre misteriosamente intacta... Após a sua chegada, Danny começa a perceber que cometeu um erro terrível: aquele refúgio perfeito transforma-se no único lugar de onde se devia manter afastado para sobreviver. Num ambiente de total paranóia, a ruína torna-se no cenário ideal para a derradeira vingança de Howie. Desta vez, uma brincadeira com resultados ainda mais catastróficos. Enquanto isso, um homem cujo nome desconhecemos encontra-se numa prisão de alta segurança por ter cometido um crime misterioso. Na sua cela, escreve uma história inesquecível: a de dois primos que se reencontram vinte anos mais tarde para restaurar um castelo em ruínas na Europa de Leste..."

A MINHA OPINIÃO:

Que dizer sobre este livro? É estanho, mistura 2 histórias paralelas (ou perpendiculares), tinha potencial mas cheguei ao seu final a achar que faltava qualquer coisa. A escritora não soube desenvolver a ideia devidamente e deixou-nos a braços com um livro confuso, com muitas pontas soltas e que me fez pensar que não quero ler mais nada dela!!! E não percebo porque escreveram na sinopse "um homem cujo nome desconhecemos encontra-se numa prisão de alta segurança por ter cometido um crime misterioso..." quando ficamos a saber o nome dele logo na 1ª descrição e um crime misterioso só tem piada se algures na trama sabemos qual é....

Mais um livrinho lido através  do Club BlogRing, aprestado pela Filipa

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A OUTRA RAINHA de Philippa Gregory





SINOPSE:

"Um romance dramático de paixão, política e traição, da autora de Duas Irmãs, Um Rei. Com a sua característica combinação de magnífica narrativa com um contexto histórico autêntico, Philippa Gregory dá vida a esta época de grandes mudanças, numa fascinante história de traição, lealdade, política e paixão.

Maria Stuart, Rainha dos Escoceses, está em prisão domiciliária em casa de Bess de Hardwick, recém-casada com o Conde de Shrewsbury, mas continua a lutar para recuperar o seu reino.
Maria é Rainha da Escócia mas foi forçada a abandonar o seu país e a refugiar-se na Inglaterra, governada pela sua prima Isabel. Nesta época, a Inglaterra é um país com um protestantismo mal alicerçado, pressionado pelo poder da Espanha, da França e de Roma, e a presença de uma carismática governante católica pode ser perigosa. Cecil, o conselheiro-mor da Rainha Isabel, concebe então um plano para que Maria viva enclausurada com a sua cúmplice, Bess de Hardwick. Bess é uma mulher empreendedora, uma sobrevivente perspicaz, recém-casada com o Conde de Shrewsbury (o seu quarto marido). Mas que casamento resiste aos encantos de Maria? Ou à ameaça de rebelião que a acompanha a todo o momento? No seu cativeiro privilegiado, Maria tem de aguardar pelo regresso à Escócia e pelo reencontro com o seu filho. Mas esperar não significa nada fazer!"



A MINHA OPINIÃO:

Gostei muito de ler este livro. Nunca tinha lido nada desta escritora e apreciei este romance histórico. Bem escrito, com personagens "reais" e emocionantes. Com capítulos curtos, optimos para alguém como eu que não tem muito tempo seguido para ler. Fiquei com vontade de ler mais livros desta autoria.

Mais um livro lido através do Club BlogRing ao qual dou 4 estrelas, emprestado desta vez pela Nidia, obrigada  :)

sábado, 1 de setembro de 2012

HISTÓRIAS DE UM PORTUGAL ASSOMBRADO de Vanessa Fidalgo





SINOPSE:

"Hoje o Palácio Beau Sejour é ocupado pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal de Lisboa, mas noutros tempos foi a residência do Barão da Glória, que ainda hoje por lá anda a arrastar grossos volumes de livros e caixotes de documentos, para desespero dos funcionários, que, dias depois, voltam a encontrá-los no exato local onde haviam procurado. O barão também é culpado, acusam, pelo tilintar das chávenas em cima das mesas e pelo soar das campainhas da quinta de São Domingos de Benfica. No Castelo de Almourol ou no de Bragança, amores incompreendidos deixaram espectros a pairar nas suas torres e ameias. Na Serra de Sintra sobram razões para ter medo, entre casas assombradas e almas que deambulam pelas estradas. No Porto, há espectros a discutir a herança pela calada da noite e apartamentos que, afinal, contra todas as razões lógicas, não estão vazios como aparentam. Em Castro Marim, as mouras ainda andam à solta, e, em Penafiel, os sustos marcam o ritmo dos dias na Quinta da Juncosa, que há séculos foi palco de um crime hediondo. Em Langarinhos, Gouveia, há uma casa inacabada, obra que, por mais que tente, nenhum proprietário consegue finalizar. Falar de fantasmas, casas assombradas e mistérios difíceis de explicar não é tarefa fácil. Há quem fique com pele de galinha, outros não deixam de esboçar um sorriso trocista."


 MINHA OPINIÃO E EXPERIÊNCIA:

Gostei deste livro. Diferente do que habitualmente leio, que são principalmente romances, este livro conta-nos as histórias dos supostos locais assombrados do nosso pais. Eu sou uma pessoa bastante séptica acerca destes assuntos mas gosto de ler e ver filmes sobre o assunto. Foi pois para mim curioso que conhecesse muitos dos locais nele mencionados. Desde os da zona de Lisboa até ao Algarve passando pela zona norte do pais, muitos destes sitios conheço, nem que seja de passagem e foi curioso ir identificando-os ao longo do livro...

Em relação ao assunto, os meus pais nasceram e cresceram em pequenas aldeias do ribatejo e beira interior, onde o religioso e o profano se misturavam em iguais doses. O meu pai acreditava nas almas do outro mundo, a minha mãe nem por isso. E tinha algumas histórias para contar sobre o assunto, que sem duvidas se tivessem sido vividas por que acreditasse iria pregar uns belos sustos. E aqui as vou contar...

Contava ela que muitas vezes estava deitada e sentia como se alguém se tivesse sentado aos pés da cama, mas ao olhar ninguém lá estava...

Também houve um episódio em que ela estava a dormir e acordou ao sentir alguém. Quando abriu os olhos viu um vulto na porta do quarto que parecia ter um robe na cabeça. Ela sentou-se na cama e o vulto afastou-se... perguntou quem era e este não respondeu. Quando me chamou o vulto desapareceu. Lá procuramos pela casa se lá estava alguém e a verdade é que o robe que estava no quarto ao lado estava caido no chão e não no cabide habitual...

Também eu vivi algumas histórias interessantes. Na casa dos meus avós, na serra de estrela, existia um quarto onde ninguém queria dormir pois diziam que se ouviam barulhos estranhos durante a noite. Eu preferi dormir nesse quarto do que com a minha tia que ressonava imenso.. e de facto existam imensos ruidos, parecidos com, pequenos passos, que associei a ratos no sotão da casa velha. Além disso o gato ficou escondido no quarto e de noite lembrou-se de saltar para cima da televisão, prendeu as unhas no napron e lá foram pelo ar os cacarecos dos meus avós...

Histórias que também se poderiam ter tonado lendas, se nós acreditássemos. Mas eu respeito quem acredita, sendo que continuo a gostar de ler sobre o assunto   :)